O poder da mentira

 



A mentira é sempre danosa a curto, médio e longo prazo, seu efeito é como uma mordida de serpente, pode ser pequena em apenas um local, mas ao se espalhar pelo corpo leva o homem a óbito.

Em meia a uma das visões que o profeta Daniel teve, podemos destacar o poder que um dos reinos terá, mas, esse poder não vem de força física, mas, das mentiras que esse produzirá: "Então, de um dos chifres proeminentes surgiu um pequeno chifre, cujo poder se tornou muito grande. … Seu poder chegou aos céus, … Chegou a desafiar o Comandante do exército celestial … Ao exército celestial não foi permitido reagir a essa rebelião. Portanto, o sacrifício diário foi interrompido, e a verdade, derrotada. O chifre teve êxito em tudo que fez." (Dn 8:9-12).

Se a verdade foi derrotada isso quer dizer que a mentira prevaleceu e ganhou força. É muito ruim ouvir isso, mas, se olharmos para o nosso tempo, vemos que a mentira tem ganhado mais destaque do que a verdade. Vemos em muitas situações a inversão de valores, vemos o certo sendo tratado como errado e o errado como certo. As manchetes de jornais, tv e redes sociais destacam com letras garrafais as mentiras enquanto a verdade as vezes não ganha nem espaço.

Mas, ainda que a mentira seja a base de um mundo corrompido, precisamos continuar com a verdade andando na verdade, pois, Paulo diz: "Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade." (2Co 13:8). Por fim, a verdade sempre vai prevalecer, os que vivem na mentira terão sua condenação: "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, … os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Ap 21:8).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 04 de outubro de 23.