O primeiro rei

 


Começa bem é importante, terminar bem é determinante. (Pr. Almy Alves)

Saul foi o primeiro rei de Israel, o início do seu chamado foi impactante, pois vemos a humildade em suas palavras diante de Samuel: "Então, respondeu Saul e disse: Porventura, não sou benjamita, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com tais palavras?" (1Sm 9:21). Samuel em obediência ao Senhor ungiu a Saul como primeiro rei, ele o honrou, levando para um banquete entre as autoridades: “… levou-os à sala de jantar e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, …” (1Sm 9:22), separou o melhor pedaço para Saul: “Então, disse Samuel ao cozinheiro: Traze a porção que te dei, de que te disse: Põe-na à parte contigo.” (1Sm 9:23).

Um início brilhante, se não conhecêssemos o final da história diríamos com todas as letras, esse vai ser o melhor rei da história, mas como já conhecemos, podemos refletir sobre uma frase que sempre é dita pelo Pr. Almy Alves: “É importante começar bem, continuar bem e terminar bem”. No caso de Saul, começou bem, não continuou bem e nem terminou bem.

Por isso, precisamos nos policiar sempre, para não sermos reprovado. O apóstolo Paulo tinha essa preocupação e disse: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1Co 9:27). Assim, vemos a importância da constância e da vigilância para que, pois de sermos escolhidos, no sejamos reprovados.

Portanto, devemos levar em consideração todo o nosso trajeto, para que no final não ouçamos o que está escrito em Mateus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mt 7:21-23)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 04 de novembro de 24.