O que realmente agrada a Deus?


Por vezes encontramos pessoas que querem servir a Deus sem renunciar a seus caminhos e suas vontades. Aos que tem essa postura o profeta Isaías diz: "Quanto aos que escolhem seguir os próprios caminhos, que têm prazer em seus pecados detestáveis, não aceitarei suas ofertas. …" (Is 66:3 NVT). Deus não é um Deus de barganha que se pode comprar sua aprovação com ofertas, antes, é preciso se arrepender dos pecados e mudar de vida. Assim, se queremos agradar a Deus precisamos mudar de atitudes, pois, a oferta primeiro tem que sair de um coração que teme ao Senhor.

A Bíblia nos fala de dois homens que foram a presença do Senhor com suas ofertas, porém com atitudes diferentes. O primeiro: "Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR." (Gn 4:3), esse ofertou, mas, seu coração não agradou a Deus: "ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. …" (Gn 4:5). O Segundo: "Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;" (Gn 4:4). Deste modo, podemos perceber que antes de queremos agradar a Deus com ofertas, é preciso agradá-lo com um coração quebrantado. Pois, só quem tem um coração temente pode abrir mão dos seus caminhos e de suas vontades.

O Salmista entendeu bem o que realmente agrada a Deus e diz: "Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos." (Sl 51:16 NVT) E complementa dizendo o que realmente o agrada: "O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido." (Sl 51:17 NVT).

Portanto, ofertar ao Senhor é importante e deve ser feito, contudo, antes de fazemos ofertas das coisas, precisamos ter um coração arrependido e quebrantado.

"Os sacrifícios dos perversos são detestáveis para o SENHOR, mas ele tem prazer nas orações dos justos." (Pv 15:8)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 01 de maio de 2023.