Ouça hoje para não lamentar amanhã


Jeremias profetizou a respeito de Jerusalém, previu tudo que essa cidade iria sofrer. 

Quando lemos o livro de lamentações escrita por ele, vemos que o profeta viu com os próprios olhos cada profecia se cumprindo: "Judá foi levado ao exílio, afligido e sob grande servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores o apanharam nas suas angústias." (Lm 1:3).

Como quem aconselha não quer ver o mal de quem é aconselhado, com certeza o profeta não queria o mal dos israelitas. Mas, estes mais uma vez não deram ouvidos as orientações do Senhor trazida pelo profeta: "Jerusalém pecou gravemente; por isso, se tornou repugnante; todos os que a honravam a desprezam, ..." (Lm 1:8).

Assim, quem não ouvi as orientações no devido tempo, ou conselhos, lamentarão. Jerusalém devia ter ouvido, mas, agora a única coisa que restava era lamentar: "O jugo das minhas transgressões está atado pela sua mão; elas estão entretecidas, subiram sobre o meu pescoço, e ele abateu a minha força; entregou-me o Senhor nas mãos daqueles contra os quais não posso resistir." (Lm 1:14).

O apóstolo Paulo no livro atos disse ao comandante do navio em que estava: "… Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda." (At 27:21).

Portanto, se não queremos lamentar no futuro, precisamos dá ouvidos ao que o Senhor nos diz hoje, pois, como diz o ditado: “Não adianta chorar pelo leite derramado”.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 14 de julho de 2023.