Ouvidos que não ouvem e olhos que não veem

 


Diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver”.

O profeta Ezequiel profetizou a um povo que não queria ver nem ouvir: "Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde." (Ez 12:2).

Como é desgastante aconselhar a quem não quer ouvir, é como jogar pérolas aos porcos. Esta era a realidade dessa gente e é de algumas pessoas hoje. Há quem não está ouvindo e a outros que se fazem de surdos, há quem não está enxergando, mas há quem se faze de cego. Aos que são cegos e surdos o Senhor diz: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, … os surdos ouvem, …" (Mt 11:4-5), mas, aos que se fazem de cego e surdos diz: "... Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado." (Jo 9:40-41).

O grande problema está em não querer ouvir, conhecer a verdade e se fazer de mal-entendido. Por isso, o Senhor disse: "Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo." (Mt 11:24).

Portanto, precisamos dá ouvidos ao que o Senhor nos diz, precisamos abrir nossos olhos espirituais, caso contrário, seremos semelhantes a casa rebelde de Israel.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 04 de agosto de 23.