Pastores ou mercenários?

 

Quando olhamos para nosso contexto de mundo, vemos um descredito da fé cristã, porque alguns que lideram dão mal exemplo.

O profeta Ezequiel é usado por Deus para confrontar a má conduta dos pastores que cuidavam do povo de Deus. Estes, que em vez de cuidar estavam tirando vantagens das ovelhas. Por isso o Senhor declara contra eles: "… ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?" (Ez 34:2).

O símbolo do pastor demostra o zelo e a dedicação de alguém em benefício daquilo que está sobre seu cuidado. É tão impactante o termo que o próprio Senhor se coloca exatamente como um: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (Jo 10:11). Mas, o grande problema está quando aqueles que deveriam exercer esse papel com temor e tremor, o fazem com irresponsabilidade. Por isso o Senhor diz: "Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função …" (Ez 34:10). 

É bem verdade que alguns que estão exercendo a função, fazem apenas por causa do benefício que podem tirar, por isso Senhor diz: "O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa." (Jo 10:12).

Mas, apesar de existir maus pastores, existem aqueles que o Senhor levanta para exercer essa majestosa função com temor e tremor. Pois, em Jeremias o Senhor diz: "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência." (Jr 3:15). Assim, em vez de ficarmos com a mente presa no mau exemplo, precisamos focar nos bons exemplos levantados por Deus, que amam ao Senhor e não são pastores para tirar vantagens, mas cuidam do rebanho do Senhor.

"Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor." (Ez 34:23)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 31 de agosto de 23.