Perseverança

 


“Perseverança é a qualidade de persistir em um comportamento ou opção, mesmo diante de dificuldades”.

Uma das histórias impactantes de perseverança é a de Calebe, pois, mesmo com o passar do tempo não perdeu a fé: “Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; …” (Js 14:10-11).

Saber esperar sem perder a fé é determinante para alcançar a promessa, mas, nos dias atuais temos dificuldade em esperar, pois queremos tudo de imediato. Calebe teve que esperar quarenta e cinco anos e mesmo nessa longa espera não desanimou: “… qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.” (Js 14:11).

Essa história nos ensina a sermos perseverantes, porque há coisas que Deus concede de imediato, mas outras, como alguém já disse: “Passa pelo teste do tempo”. Calebe foi aprovado: “… eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.” (Js 14:8).

A bíblia traz vários versículos que nos ensinam a sermos perseverantes:

“exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao SENHOR.” (Nm 32:12)

“Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.” (Js 14:14)

“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Rm 8:25)

“E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” (Hb 6:15)

“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5:11)

Que o Senhor nos ajude a sermos perseverantes, pois, “… aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mc 13:13).

 Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 12 de setembro de 24.