Punição exemplar

 



A punição exemplar serve para advertir, tanto a quem sofre a disciplina como os demais em volta.

Israel povo escolhido por Deus, viveram coisas extraordinárias, contudo, com o passar do tempo, voltaram a prática do pecado: "“Portanto, assim diz o SENHOR Soberano: Vocês são mais rebeldes que as nações vizinhas e não quiseram obedecer a meus decretos e estatutos. …" (Ez 5:7). Essa gente foi chamada para ser santa: "Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo." (Lv 11:45). Mas, não se resguardaram nessa posição, pecaram contra o Senhor e por isso sofreram punição exemplar: "… Eu os castigarei publicamente diante de todas as nações." (Ez 5:8).

Também fomos chamados por Deus para sermos santos: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1Pe 2:9). Portanto, não devemos nos esquecer dessa verdade, pois, o primeiro chamado do crente é para ser santo: "... chamados para serdes santos, ..." (Rm 1:7). E assim devemos viver.

Israel foi punido de maneira exemplar, e caso não tenhamos o zelo pelo Senhor, podemos também ser disciplinados: "Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus." (Dt 8:5).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 27 de julho de 2023.