Rejeitados por Deus


Sabemos que todo ser humano é pecador, mas, há alguns que se entregam a prática do pecado de tal maneira que o próprio Deus os abandona.

O povo de Israel estava tão entregue ao pecado, que mesmo o Senhor falando, estes não deram ouvidos, "… eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes," (Jr 7:13). Observamos que a rejeição não foi de uma hora para outra, antes, vemos o Senhor dando-lhes oportunidades, contudo, a dureza de coração fez com que o Senhor os rejeitasse a tal ponto que mesmo que Jeremias fizesse orações não seriam ouvidas: "Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei." (Jr 7:16).

A vida pecaminosa estava tão grave que Jeremias foi orientado a não orar, "Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; ..." (Jr 11:14) Deste modo, observamos que devido a prática do pecado, a obstinação e a dureza do coração podem levar o homem a ser rejeitado completamente. O profeta Ezequiel ainda diz: "ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, …" (Ez 14:14).

Assim, é importante ficarmos vigilantes para não cairmos nas amarras do pecado a ponto de sermos por Deus rejeitados:"Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? …" (1Sm 16:1).

"Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, meu coração não se inclinaria para este povo; lança-os de diante de mim, e saiam." (Jr 15:1).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 12 de maio de 23.