Resiliência

 


Resiliência: É a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida.

Gideão estava em perseguição aos midianitas, com seus trezentos homens e mesmo diante do bem que estava fazendo a todo Israel, em vez de receber apoio, recebeu críticas.

Primeiro, os da tribo de Efraim: “… “Por que você nos tratou dessa forma? Por que não nos chamou quando foi lutar com os midianitas?”. E o repreenderam duramente.” (Jz 8:1). Sempre vamos encontrar pessoas assim, não ajudam, mas adoram fazerem críticas.

 Mas também existem aqueles que além das críticas se recusam a mover uma palha se quer, os líderes de Sucote, negaram o básico, viraram as costas: “Mas os líderes de Sucote responderam: “Primeiro capture Zeba e Zalmuna, e então daremos comida ao seu exército”.” (Jz 8:6). A falta de apoio não é algo novo, sempre existiu pessoas covardes que não movem um dedo para apoiar.

Uma outra cidade também negou ajuda: “Dali Gideão subiu a Peniel, onde também pediu comida e recebeu a mesma resposta.” (Jz 8:8). Assim, Gideão estava lutando, “Contra tudo e contra todos”, pois, não recebeu apoio de nenhum dos seus conterrâneos.

Mas, mesmo diante dessas circunstâncias, Gideão não desistiu, continuou a perseguição aos inimigos, e os capturou: “… mas Gideão os perseguiu e os capturou, derrotando seu exército.” (Jz 8:12).

Assim, as críticas e a falta de apoio não impediram de Gideão de prosseguir, pois a promessa de Deus, era que através dele e dos trezentos teria a vitória: “Então, disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; …” (Jz 7:7). Dessa maneira, o importante é ter o Senhor ao nosso lado, porque uma vez ou outra, não teremos apoio das pessoas de que deveriam ajudar, porém diante disso, não devemos parar e nem nos desmotivar.

A resiliência de Gideão e dos trezentos foi determinante para a vitória ser completa. Deste modo, sejamos assim também, resilientes, pois, maior é quem estar conosco, o nosso Deus.