Sábio aos próprios olhos

 


A soberba humana é como um poço sem fim.

Se intitular sábio é loucura, e em Jó encontramos: "... ele não olha para os que se julgam sábios." (Jó 37:24). Quando achamos que somos sábios, nos esquecemos de recorrer a Deus, achamos que temos sabedoria suficiente para tomar nossas próprias decisões. Contudo, agir assim só revela que não temos sabedoria, Isaías diz: "Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!" (Is 5:21).

Paulo escrevendo aos coríntios disse: "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles." (1Co 3:19) Assim, se queremos ser sábios, não devemos buscar segundo o padrão do mundo, mas, segundo Deus.

Busquemos a sabedoria que vem do Senhor: "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento." (Tg 3:17). 

Também não podemos nos esquecer do que está escrito em provérbios: "O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Pv 1:7)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 28 de novembro de 23.