Se exaltar

 


Se tem um tema recorrente em toda Escritura Sagrada é o orgulho, pois é a raiz de todos os males da vida.

"Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como sobremaneira se elevou, e se levantou o seu topo no meio dos espessos ramos, e o seu coração se exalçou na sua altura," (Ez 31:10).

Todos podem começar bem de maneira humilde, contudo ao decorrer do tempo, com as conquistas, com as promoções, com os status e posições alcançadas muitos deixam seus corações se elevar e quando isso acontece o resultado é desastroso.

Quem nunca observou pessoas mudarem depois de atingir determinadas posições! A frase: “quer conhecer alguém dê dinheiro ou poder” se torna apropriada para muitos que se deixam levar pelo orgulho.

A bíblia traz exemplos de pessoas que foram tomadas de orgulho:

Nabucodonosor: "falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? (Dn 4:30) e resultado foi: "Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; …" (Dn 4:32).

O rei Uzias: "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso." (2Cr 26:16) e como consequência ficou leproso.

Ezequias: "Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve ira contra ele e contra Judá e Jerusalém." (2Cr 32:25)

Há muitos outros exemplos que mostra o quanto o orgulho é perigoso e precisamos ter muito cuidado com nosso coração, caso contrário, teremos o mesmo final que muitos tiveram, se não nos arrependermos.

Precisamos lembrar do provérbio: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." (Pv 16:18)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 26 de agosto de 23.