Ser sábio, não é uma questão de idade.



Já disse alguém: “Envelhecer é obrigatório, mas, amadurecer é opcional”.

Quanto mais velho fica uma pessoa, mais sábia deveria ser, porque com o passar do tempo, as experiências deveriam acumular sabedoria. Mas, infelizmente é comum vermos pessoas que apesar da idade avançada não procede sabiamente.

No livro de Jó surge um novo amigo que resolveu fazer seu discurso e disse: "Os de mais idade não é que são os sábios, nem os velhos, os que entendem o que é reto." (Jó 32:9). Pessoas mais velhas, carregam muitas experiencias, contudo algumas ainda continuam fazendo loucuras. Em Eclesiastes encontramos: "Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar," (Ec 4:13).

Quando fazemos uma análise das nossas vidas e observamos a idade que temos, será que temos amadurecidos, será que temos sabedoria equivalente aos anos vividos? Bem! A maneira como nos comportamos revela se somos pessoas sábias.

Contudo, uma coisa é verdadeira, todos que quiserem podem viver com sabedoria. Em provérbios encontramos: "Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?" (Pv 8:1) e Tiago diz: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tg 1:5).

Portanto, não é apenas o tempo de vida que nos deixa sábios, mas, o temor e a busca em Deus.

"e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." (Pv 2:3-6)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 22 de novembro de 23.