Soberba



Se tem uma coisa que o Senhor não tolera é a soberba e orgulho pois, quando atinge o coração há uma grande probabilidade da queda acontecer.

A soberba nasceu no coração de Lúcifer, em Isaias diz: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Is 14:13-14). Esse que cujo nome significava anjo de luz, se tornou diabo, adversário, que caído da graça tentou implantar o orgulho e a soberba no coração do homem, desde gêneses: "Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (Gn 3:4-5).

A tentativa de elevar o coração do homem prosseguiu e vemos o príncipe de Tiro caindo neste laço maligno e se ensoberbecendo ao ponto de querer ser como Deus: "… “Em seu grande orgulho, você diz: ‘Sou um deus! Sento-me num trono divino, no coração do mar’. Mas você é apenas homem, e não deus, embora se considere sábio como um." (Ez 28:2).

Até hoje o diabo continua investindo no homem e temos visto diversas formas sutis em forma de frases e de movimentos sociais que caracterizam orgulho. Por isso, precisamos ter cuidado para que esse mal não ache guarida em nossos corações, pois, caso isso aconteça, o destino é apenas um, a separação da presença de Deus, pois foi isso que aconteceu com Lúcifer.  

Sigamos o conselho de provérbio que diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4:23).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 23 de agosto de 2023.