Toda dor traz lições


 

O povo de Israel, dentro do contexto do profeta Jeremias, foi rebelde e sofreu diversas consequências, mas, mesmo depois de tantas dores, o povo não mudou e nem se converteu de seus maus caminhos.

Os israelitas pecaram contra Deus, e veio contra eles o rei da Babilônia, que destruiu a cidade de Jerusalém e levou boa parte dos moradores para o cativeiro e outros foram deixados em Judá. Estes que ficaram, ao vez de mudarem, resolveram fugir para o Egito, e continuaram praticando as mesmas obras mesmo depois de serem advertidos várias vezes: "Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não te obedeceremos a ti;" (Jr 44:16).

Não são poucas as pessoas que mesmo depois de passarem por diversas situações, não se quebrantam diante de Deus. Sabemos que Deus permite o homem passar por algumas situações para que caia em si e mude de vida. Temos como exemplo a parábola do filho pródigo, que ao cair na sarjeta, percebeu que estava errado e caindo em si e voltou para casa do pai.

Vemos que as dores das consequências dos nossos atos são pedagógicos e podem nos levar a perceber que fizemos as escolhas erradas, contudo, há quem apesar de passar por aflições não aprende as lições: Jr 44:16-17: ““Não ouviremos as mensagens que você transmite em nome do SENHOR! Faremos o que bem entendermos. …”.

Existem aqueles que aprendem e mudam de vida. Pois, quem tem o coração ensinável tira lições de tudo que acontece. O salmista disse: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Sl 119:71).

Analisemos nossas vidas e sejamos sábios para aprender, tanto para evitar dores, ou tirar lições.

Hb 12:11: “Nenhuma disciplina é agradável no momento em que é aplicada; ao contrário, é dolorosa. Mais tarde, porém, produz uma colheita de vida justa e de paz para os que assim são corrigidos.”

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 03 de julho de 2023.