Traidores

 



A traição é uma das posturas mais vergonhosa dentre os homens, pois, quem trai revela a podridão da natureza pecaminosa.

O livro do profeta Jeremias retrata um episódio de traição, que mostra a ganância e a fome por poder: "… Ismael, filho de Netanias e neto de Elisama, que era da família real e que havia sido um alto oficial do rei, foi a Mispá com dez homens para se encontrar com Gedalias, filho de Aicam e neto de Safã. Enquanto faziam uma refeição juntos, Ismael e os dez homens se levantaram de um salto, puxaram suas espadas e mataram Gedalias, …" (Jr 41:1-2).

Cenas como essa são comuns durante a história e nos tempos atuais, pois, quem trai busca seus próprios interesses, e em nome de um projeto pessoal faz de tudo.. Traidores comem na mesma mesa, dividem o mesmo pão, mas sempre com segundas intensões.

O caso mais chocante de traição é o de Judas, que traiu o Senhor Jesus, em troca de trinta moedas de pratas: "Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata." (Mt 26:15) Mas, em todo caso, o que se vê é o traidor buscando um projeto pessoal, movido pela ambição.

Portanto, sempre que alguém trai é porque deixou de fazer parte do projeto, da visão e da missão que faz parte. Ainda que a traição não seja perceptível até que o ato aconteça, com certeza já ocorreu no coração e a consumação é só questão de tempo.  

Deste modo, se o projeto deixar de fazer parte da vida de alguém, é melhor que vá embora sem causar maiores danos, do que ficar e corroborar de maneira negativa contra a visão e no meio do trajeto se torne um traidor.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 29 de junho de 23.