Tudo coopera para o nosso bem

Nem sempre conseguimos perceber o propósito quando estamos no meio da prova, mas, mesmo sem compreender podemos ter a certeza de que Deus está no controle.

O salmista faz um relato das lutas que o povo de Deus enfrentou: "Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso." (Sl 66:11-12). Os processos que vivemos fazem parte do propósito de Deus. Todo homem e mulher de Deus antes de atingir a promessa passam por desafios que servem para amadurecimento do caráter.

O povo de Israel viveu duras situações, mas podemos observar que nenhuma delas foi sem propósito, pois o versículo conclui: “...porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.". porque o objetivo do nosso Deus sempre será o nosso bem: " … para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem." (Dt 8:16)

A bíblia traz muitos exemplos de pessoas que precisaram passar por processos: José antes de se tornar governador do Egito, passou por vários processos, até o sonho ser realizado. Moisés, antes de se tornar um libertador do povo israelita, passou quarenta anos no deserto. Davi antes de ser rei enfrentou vários desafios e morou em cavernas e desertos até se assentar no trono.

Assim, todos os processos que esses homens passaram não os destruíram, pelo contrário os fortaleceram para função que iriam ocupar. Deste modo, precisamos também ter paciência no período do processo, pois, quando aprovados, somos por Deus honrados, e cumpriremos o propósito.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 22 de fevereiro de 24.