Valorize o que tem

 


As vezes só deixamos para valorizar quando perdemos, só entendemos o valor de algumas coisas quando não temos mais.

O salmo cento e trinta e sete, registra o lamento do povo israelita por ter perdido a liberdade, por ter saído da cidade natal Sião: "Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião." (Sl 137:1).

Por inúmeras vezes o povo foi avisado pelos profetas, sobre a postura que estava se conduzindo: "Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei." (Jr 7:25) Contudo, não ouviram: "Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais." (Jr 7:26). Essa má conduta, os levou ao cativeiro babilônico, e no trajeto diante dos rios da Babilônia, choraram.  

Ao olharmos para essa situação podemos tirar algumas lições para nossas vidas. Em primeiro lugar, não podemos negligenciar os alertas de Deus, pois, o Senhor sempre quer o nosso bem, por isso envia sua Palavra e até pessoas, para nos alertar quando não estamos andando em seu caminho. Em segundo lugar, precisamos aprender a valorizar o que temos, pois, como diz o ditado: “não adianta chorar pelo leite derramado”. Antes, precisamos valorizar o que o Senhor tem dado e vivermos de maneira que o honremos.

Muita gente, estar chorando e lamentando, porque não valorizou o que tinham. Muitos choram: porque, perderam o emprego, outros, por perder a pessoa amada, outros, a amizade sincera, e outros, por não ter valorizado até mesmo a igreja em que congregavam. Por isso, olhemos bem para tudo que temos hoje, para que no futuro não venhamos chorar, não só com saudades, mas por não ter dado o devido valor as bênçãos.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 20 de maio de 24.