Velhas mágoas

 



Quando somos machucados e não aprendemos a perdoar, guardamos a ofensa que no decorrer da vida vai se tornando em atitudes, que não farão bem a nós mesmo.

O profeta Ezequiel traz uma Palavra de Deus contra o monte Seir (Região ocupada pelos descendentes de Esaú.): "… ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra você, monte Seir, e estenderei o meu braço contra você e farei de você um deserto arrasado." (Ez 35:3). Mas, por que o Senhor se opões a essa gente? Por um motivo: "… ‘Visto que você guardou uma velha hostilidade …" (Ez 35:5). Esaú era irmão de Jacó, esses dois irmãos não viveram muito bem entre si: "Esaú guardou rancor contra Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera. …" (Gn 27:41). Talvez essa má convivência tenha passado de geração a geração e por não ter havido um verdadeiro perdão essa mágoa foi passando para os descendentes de Esaú. Isso fez com que os do monte Seir vivessem com esse mal dentro de si.  

Há pessoas que vivem amarguradas, não tem coragem de fazer mal, mas, sempre está torcendo para que tal pessoa se dê mal. Quando ver passar por alguma situação difícil a frase que ocupa seus pensamentos é: “Deus me perdoe, mas, fulano está colhendo o que plantou”, “bem-feito, está sofrendo pelo mal que me fez”. Foi isso que os do monte Seir pensaram dos descendentes de Jacó: "Como você se regozijou quando a herança da nação de Israel foi arrasada, é assim que eu a tratarei. …" (Ez 35:15).

Guardar amargura não é um caminho que agrada a Deus, pois, quem guarda rancor está fazendo mal a si mesmo e continua preso no passado, não tem paz, nem avança, vive aprisionado por não aprender a perdoar. Não são poucas as pessoas que estão assim, por isso para viver uma nova vida é preciso perdoar, liberar o perdão é o caminho. Foi isso que Jesus nos ensinou: "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." (Mc 11:25) E na carta aos colossenses encontramos: "… perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. …" (Cl 3:13). Não há melhor caminho do que este. Pois, quando perdoamos deixamos de carregar o fardo e paramos de sofrer e começamos a viver de verdade.

Portanto, talvez seja hora de você perdoar a quem lhe fez mal, pois, o perdão traz cura para alma e paz ao coração.

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Ef 4:32)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 02 de setembro de 23