Videira sem fruto

 



Toda arvore frutífera deve produzir frutos, quando deixa de produzir se torna inútil.

O povo de Israel era comparado com uma boa vinha que dava bons frutos, contudo, com o passar do tempo, deixou de produzir frutos que glorificavam a Deus, pois, o pecado como uma praga atingiu e o levou para longe do Senhor. Por isso, o profeta Ezequiel usou a figura da figueira para exemplificar o destino de quem não dá fruto: "… Acaso a madeira da videira é útil como a da árvore? Pode ser usada para fazer objetos, como ganchos para pendurar vasilhas e panelas? … As videiras são inúteis tanto antes como depois de serem lançadas no fogo." (Ez 15:2-3,5).

O Senhor Jesus deixa bem claro que Ele é a videira verdadeira e que se queremos produzir bons frutos precisamos permanecer ligado a Ele: "“Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. …" (Jo 15:5) Portanto, não podemos nos desligar do Senhor, pois o texto é claro: "… Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma." (Jo 15:5).

Da mesma forma que a videira sem fruto é inútil e seu destino é o fogo, quem não produz frutos tem o destino similar: "Quem não permanece em mim é jogado fora, como um ramo imprestável, e seca. Esses ramos são ajuntados num monte para serem queimados." (Jo 15:6). Assim, façamos uma análise de nossas vidas, para não nos tornarmos videiras sem frutos. Antes, precisamos produzir frutos, pois, quem produz Ele cuida: "… Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais." (Jo 15:2).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 09 de agosto de 23.